Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletrônica

Ricardo Edgard Caceffo, Heloisa Vieira da Rocha, Rodolfo Jardim de Azevedo

Resumo


Este trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento de uma ferramenta educacional baseada no uso de dispositivos móveis com caneta eletrônica, com o intuito de permitir a construção de um ambiente educacional colaborativo,  fundamentado no modelo do aprendizado ativo. Experimentos foram realizados com o intuito de medir a interação dos alunos e professor e a integração e organização de exercícios feitos pelos alunos. Os resultados permitiram identificar os benefícios e vantagens que a aplicação desse tipo de ferramenta pode ter em sala de aula, como o aumento da motivação e participação dos alunos e a possibilidade de feedback em tempo real do professor.

Palavras-chave


Aprendizado Colaborativo; Interatividade; Dispositivo Movel; Caneta Eletrônica; Aprendizado Ativo; Software Educacional; Educação Mediada por Tecnologia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.02.25

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.02.25

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)