Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletrônica
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento de uma ferramenta educacional baseada no uso de dispositivos móveis com caneta eletrônica, com o intuito de permitir a construção de um ambiente educacional colaborativo, fundamentado no modelo do aprendizado ativo. Experimentos foram realizados com o intuito de medir a interação dos alunos e professor e a integração e organização de exercícios feitos pelos alunos. Os resultados permitiram identificar os benefícios e vantagens que a aplicação desse tipo de ferramenta pode ter em sala de aula, como o aumento da motivação e participação dos alunos e a possibilidade de feedback em tempo real do professor.
Palavras-chave
Aprendizado Colaborativo; Interatividade; Dispositivo Movel; Caneta Eletrônica; Aprendizado Ativo; Software Educacional; Educação Mediada por Tecnologia
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.02.25
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.02.25
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)