Percepção social em EAD: Identificando necessidades para o LMS Amadeus

Ivanildo José Melo Filho, Rosângela S Carvalho, Rosangela M Melo, Alex S Gomes

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo avaliar os mecanismos de percepção social existente no Ambiente Virtual de Aprendizagem Amadeus, e averiguar a contribuição destes para comunicação e o engajamento dos alunos no ambiente. Os participantes desta pesquisa são alunos do último ano do curso técnico do IFPE – Campus Belo Jardim. O procedimento metodológico aplicado neste trabalho consistiu na interação com o ambiente, aplicação de questionário, realização de grupo focal e observação. A partir das necessidades identificadas, foi  possível estabelecer novos requisitos e complementar funcionalidades de percepção social existentes no ambiente. Todos os resultados foram prototipados para o LMS Amadeus.

Palavras-Chave: percepção social, identificação de necessidades, prototipação de requisitos, LMS Amadeus


Palavras-chave


Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Educação Mediada por Tecnologia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.03.29

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.03.29

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)