Análise da aprendizagem mediada por uma interface educativa voltada para resolução situações aditivas com suporte diagramático.
Resumo
Este estudo foi delineado para observar o impacto que a construção de diagramas interativos tem sobre o processo de resolução de problemas de Estruturas Aditivas - soma e subtração - em uma interface educativa interativa. Por se tratar de uma interface interativa esta oferece alguns feedbacks cujo propósito do uso é oferecer ao professor uma maneira de perceber seus erros e, sob orientação, corrigi-los. Cinco professores do Ensino Fundamental vistos em sessões individuais resolveram quatro (4) tarefas e tiveram suas ações e verbalizações gravadas, filmadas e analisados segundo uma metodologia microgenética que produziu ao todo (584) quinhentas e oitenta e quatro ações, sendo estas ações do professor e ações de interferência da interface. Como resultado, apresentamos as mudanças na organização das ações do professor influenciadas pela interface e vice-versa. Tais resultados trazem implicações para o design de interfaces educativas inteligentes e para o design de novos estilos de interação em interfaces educativas.
Palavras-chave
Situações-problemas aditivas;Representações visuais interativas;Representações diagramáticas
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2010.18.03.19
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2010.18.03.19
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)