Análise da aprendizagem mediada por uma interface educativa voltada para resolução situações aditivas com suporte diagramático.

Ana Emilia de Melo Queiroz, Alex Sandro Gomes, Claudia Roberta Araújo Gomes, Soraia de Oliveira Mota Barreto,

Resumo


Este estudo foi delineado para observar o impacto que a construção de diagramas interativos tem sobre o processo de resolução de problemas de Estruturas Aditivas - soma e subtração - em uma interface educativa interativa. Por se tratar de uma interface interativa esta oferece alguns feedbacks cujo propósito do uso é oferecer ao professor uma maneira de perceber seus erros e, sob orientação, corrigi-los. Cinco professores do Ensino Fundamental vistos em sessões individuais resolveram quatro (4) tarefas e tiveram suas ações e verbalizações gravadas, filmadas e analisados segundo uma metodologia microgenética que produziu ao todo (584) quinhentas e oitenta e quatro ações, sendo estas ações do professor e ações de interferência da interface. Como resultado, apresentamos as mudanças na organização das ações do professor influenciadas pela interface e vice-versa. Tais resultados trazem implicações para o design de interfaces educativas inteligentes e para o design de novos estilos de interação em interfaces educativas.

Palavras-chave


Situações-problemas aditivas;Representações visuais interativas;Representações diagramáticas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2010.18.03.19

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2010.18.03.19

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)