A educação em ambientes virtuais: proposição de recursos computacionais para aumentar a eficiência do processo ensino-aprendizado

Lissandra Luvizão Lazzarotto, Alcione de Paiva Oliveira, José Luis Braga, Frederico José Vieira dos Passos

Resumo


A informática pode ser considerada uma grande aliada no processo educacional, especialmente em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (AVEAs). Assim, tendo como foco básico a avaliação e os estilos de aprendizagem de alunos, o objetivo deste estudo é apresentar proposição baseada no emprego de recursos  computacionais,  que  contribuam  para  aumentar  a  eficiência  do  processo  ensino-aprendizado nesses ambientes. Para tanto, a partir de uma pesquisa de cunho aplicado, com características de naturezas  bibliográfica  e  descritiva,  foi  desenvolvida  proposição  que  contempla  o  cumprimento  de  cinco etapas  fundamentais:  1)  identificação  dos  estilos  de  aprendizagem  dos  alunos;  2)  enquadramento  dos estudantes  em  diferentes  grupos,  conforme  os  seus  estilos  de  aprendizagem;  3)  ajustes  das  formas  de administração dos vários conteúdos programáticos, de acordo com os vários grupos formados de alunos; 4)  efetuação  de  constantes  avaliações  da  aprendizagem  para  medir  a  eficiência  do  processo  ensino-aprendizado e adequar os estudantes aos diferentes grupos de estilos de aprendizagem; e 5) geração de relatórios e análises estatísticas, individuais e grupais, referentes a resultados de desempenho e estilos de aprendizagem dos alunos. Dentre as conclusões, destaca-se que a definição de estratégias de ensino a partir  do  conhecimento  dos  diferentes  estilos  de  aprendizagem  dos  alunos  pode  constituir  aspecto  de grande relevância para melhorar o processo ensino-aprendizado em AVEAs.


Palavras-chave


Informática na Educação; Estilos de Aprendizagem; Modelos pedagógicos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.02.42

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.02.42

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)