Modelo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendiagem Baseado em Metodologias Ágeis e Scaffoldings
Resumo
O desenvolvimento de objetos de aprendizagem exige modelos instrucionais e de desenvolvimento flexíveis, por se tratar de uma categoria de software com um conjunto de requisitos bastante específicos e demandas tecnológicas singulares. O uso de metodologias ágeis para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem pode facilitar esse processo permitindo a modelagem das funcionalidades baseados nos requisitos de comportamento do aluno. O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre uma experiência no de desenvolvimento de objetos de aprendizagem, baseado em metodologias ágeis e interface baseada em scaffoldings.
Palavras-chave
Objetos de Aprendizagem; Metodologias Ágeis; Scaffolding; Arquitetura de Software; Modelo Instrucional; Desenvolvimento Dirigido ao Comportamento
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2010.18.02.17
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2010.18.02.17
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)