i-collaboration: Um modelo de colaboração inteligente personalizada para ambientes de EAD

Eduardo Araujo Oliveira, Patrícia Tedesco

Resumo


Apesar da grande oferta de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem no mercado, problemas de desmotivação e sentimento de isolamento por parte dos estudantes continuam a contribuir para altas taxas de evasão nestes. Como forma de buscar suprir estes problemas, é introduzido neste artigo um novo conceito de colaboração, a colaboração inteligente ou i-collaboration. Este modelo passa a tratar cada estudante de maneira singular e pessoal, proporcionando a este um ambiente colaborativo de visão única, com base em suas personalidades e preferências.


Palavras-chave


educação a distância; ambientes virtuais de aprendizagem; companheiros virtuais de aprendizagem; contexto computacional

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2010.18.01.17

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2010.18.01.17

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)