i-collaboration: Um modelo de colaboração inteligente personalizada para ambientes de EAD
Resumo
Apesar da grande oferta de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem no mercado, problemas de desmotivação e sentimento de isolamento por parte dos estudantes continuam a contribuir para altas taxas de evasão nestes. Como forma de buscar suprir estes problemas, é introduzido neste artigo um novo conceito de colaboração, a colaboração inteligente ou i-collaboration. Este modelo passa a tratar cada estudante de maneira singular e pessoal, proporcionando a este um ambiente colaborativo de visão única, com base em suas personalidades e preferências.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2010.18.01.17
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2010.18.01.17
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)