Aprendizagem significativa, codificação dual e objetos de aprendizagem

Romero Tavares

Resumo


Um mapa conceitual pode ser entendido como uma teia de conceitos, onde fica patente a inter-relação entre eles. Podemos usar um mapa conceitual para explicitar os diversos conceitos utilizados em uma animação e desse modo, o mapa conceitual poderá atuar como estruturador global do conhecimento que está sendo focalizado com determinada abrangência.

A codificação dual possibilita um suporte teórico consistente para a utilização integrada de textos conceituais, mapa conceitual e animação interativa. A teoria codificação dual indica que quando apreendemos uma informação através das codificações verbal (mapa conceitual e texto) e visual (mapa e animação) a possibilidade de compreensão desse conteúdo torna-se maior, principalmente por podermos utilizar as potencialidades específicas de transmissão de cada canal de interação (verbal e visual). Nessas circunstâncias, ainda deve ser enfatizada a facilidade de resgate dessa informação, que pode ser mais facilmente trazida à baila por contar com diversas possibilidades de conexões cognitivas, devidas justamente à codificação dual.

A intenção desse trabalho é discutir as potencialidades dessa estratégia de ensino/aprendizagem, e apresentar um objeto digital de aprendizagem que utiliza a codificação dual.


Palavras-chave


mapa conceitual; animação interativa; educação a distância

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2010.18.02.04

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2010.18.02.04

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)