Especificação e Verificação Formal de um modelo de STI-PBL por Redes de Petri Coloridas

Eliane Santiago Ramos, José M. Parente de Oliveira

Resumo


Apresenta-se neste trabalho uma abordagem de modelagem por Redes de Petri Coloridas para especificação e verificação formal de um modelo de Sistema Tutor Inteligente que utiliza a Aprendizagem Baseada em Problemas como estratégia pedagógica. A especificação e a verificação formal permitem verificar se as funcionalidades planejadas do modelo pedagógico são realizadas, antes da etapa de implementação do sistema. Experimentos indicam consistência geral e benefícios da proposta.


Palavras-chave


sistemas tutores inteligentes; aprendizagem baseada em problemas; Redes de Petri Coloridas

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.03.53

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.03.53

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)