Metas do design pedagógico: um olhar na construção de materiais educacionais digitais

Patricia Alejandra Behar, Cristina Alba Wildt Torrezzan

Resumo


Frente a expansão da internet e das tecnologias digitais em várias áreas da sociedade atual, verifica-se a crescente aplicação de recursos digitais na educação. Porém, a maioria desses materiais educacionais digitais (MED’s) é desenvolvida a partir da simples digitalização de materiais educacionais analógicos, normalmente ocorrendo um desequilíbrio entre fatores técnicos, gráficos e pedagógicos. Portanto, torna-se necessário a construção de novas práticas pedagógicas que se relacionem harmonicamente com esses novos recursos e, principalmente, que sejam centradas na aprendizagem do aluno. A partir disso, esta pesquisa investiga a construção de materiais educacionais digitais sob o pontode vista do design pedagógico (DP). Primeiramente, este artigo  organiza e relaciona as metas do design pedagógico.  Após, relata o processo de aplicação e validação dessas metas, através da construção e aplicação do OA PEDESIGN. Por fim, aborda a aplicação das referidas metas na elaboração da tabela de parâmetros para a construção de materiais educacionais digitais baseadas no DP. O objetivo é gerar uma reflexão sobre a importância da aplicação do design pedagógico em materiais educacionais digitais, assim como investigar os parâmetros responsáveis pela elaboração de MED’s que possibilitem a ação crítica do aluno sobre o objeto de estudo.


Palavras-chave


Educação a distância; materiais educacionais digitais; design de interface; relação homem-máquina; design pedagógico; aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.03.11

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.03.11

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)