Introdução à Modelagem de Conteúdos Educacionais

Ellen Francine Barbosa, Vanessa Araujo Borges, José Carlos Maldonado

Resumo


Considerando o contexto de desenvolvimento de módulos educacionais, a modelagem dos conteúdos associados representa uma atividade essencial para a organização do conhecimento, apoiando a identificação e a definição de conceitos e informações pertinentes e possibilitando, em última análise, que os mesmos sejam disponibilizados de modo coerente e ordenado. No entanto, apesar de sua importância, poucos são os modelos especificamente voltados à modelagem de conteúdos. Este minicurso tem como objetivo apresentar conceitos fundamentais associados à modelagem de conteúdos educacionais, discutindo sua aplicação na identificação e estruturação das partes relevantes do domínio de conhecimento a serem ensinadas. Em especial, apresenta-se um conjunto de requisitos e perspectivas de modelagem, associadas a uma abordagem integrada de modelagem a qual estabelece um conjunto de modelos genéricos para a representação de conteúdos educacionais. Uma ferramenta de apoio à modelagem e geração automática de conteúdos educacionais também é descrita. A título de ilustração, os mecanismos investigados são aplicados na elaboração de módulo educacional no domínio de teste de software.

Texto completo:

PDF