O LInE é um laboratório multidisciplinar que tem como objetivo colaborar com redução de problemas
educacionais utilizando
técnicas de Computação (IHC, otimização, engenharia de software, IA, etc).
Além disso, estuda-se como como as soluções propostas podem promover a inovação
e a geração de
melhoria nas mais diversas áreas da computação. Em particular, o LInE procura pesquisar e desenvolver
protótipos e produtos (software) com potencial de melhorar a qualidade da educação em
diferentes áreas do conhecimento.
- Seminários do LInE
- Veja o cronograma de seminários do LInE.
- Sobre o LInE
- Laboratório iniciado em 1996, para desenvolver e testar sistema computacionais no ensino-aprendizagem,
além de divulgar este conhecimento em cursos para professores de matemática.
Inicialmente foi constituido apenas o
Laboratório de Ensino de Matemtica (LEM), para trabalhar com alunos da licenciatura do IME e com
professores de Matemática da rede pública.
Posteriormente, no final de 1999, iniciou-se o
iMática - Matemtica Interativa na Internet, para iniciar a difundir materiais e distribuir sistemas que o grupo
desenvolvia para apoiar o ensino-aprendizagem de Matemática.
O primeiro "grande" sistema desenvolvido no grupo é, pois continua sua evoluação, o
iGeom.
A partir de meados de 2009, o crescimento do grupo de (e das) pesquisa(s), constituiu-se o
Laboratório de Informática na Educação.
- iMática; Matemática Interativa
- O projeto iMática foi inicado em 1999, visando fornecer material didático para ensino e aprendizagem
de Matemática, na forma de conteúdos on-line ou que possam ser descarregados (download), sendo vários
interativos (permite experimentação).
Além disso o iMática disponibiliza ferramentas computacionais desenvolvidas e testadas dentro do
LInE.
Entre 1996 e 2000 o LInE realizou cursos com aluno do ensino médio de escolas estaduais,
inicialmente com a Escola de Aplicação da USP, depois com as escolas EEPSG Alberto Torres e
EEPSG Emigdio de Barros. Veja aqui
algumas fotos da turma do Alberto Torres com os quais
trabalhamos ao longo do segundo semestre de 98.