Publico Alvo
- Alunos interessados em aprender os fundamentos de frações.
-
Professores/tutores envolvido no ensino de frações que tenham interesse em:
- utilizar um jogo personalizável como material auxiliar para o ensino inicial de frações;
- criar uma trilha com diferentes atividades em grau de dificuldade crescente.
Concepção
O projeto teve início em 2016 numa parceria entre os professores Leônidas de Oliveira Brandão (IME-USP) e Manuel Ibarra (EAPIIS-UNAMBA), baseado no conceito de Módulos de Aprendizado Interativa (iMA) e Six facets of Serious Game Design e segue sendo desenvolvido desde então.
Desenvolvimento
Vem sendo desenvolvido para permitir ampla gama de mini-jogos intuitivos, que possam ser empregados para facilitar a compreensão de conceitos relacionados com frações. Novos mini-jogos devem ser criados, sempre com ênfase em incentivar a cooperação e a reflexão. O iFrações é implementado de modo a facilitar sua utilização em outras linguas, atualmente está disponível em cinco idiomas: espanhol, francês, inglês, italiano e português.
Onde encontrar
O iFrações faz parte da comunidade de software livre, usando a Licença Pública Geral GNU (GPLv3), possuindo código aberto que pode ser alterado e distribuido gratuitamente. Porém solicitamos que mantenham referência à sua origem citando o LInE.
Atualmente existem duas versões do iFrações disponíveis: