iFrações

Aprenda frações jogando!


O iFrações é uma coletânea de jogos digitais para o ensino e a aprendizagem de frações, direcionado a alunos do Ensino Fundamental. Ele é um dos sistemas educacionais de código aberto que vem sendo desenvolvido pelo LInE e utiliza dinâmicas de jogo para apresentar conteúdos de frações de forma intuitiva, buscando atrair o interesse do aluno e providenciar visualizações lúdicas.

Publico Alvo


  • Alunos interessados em aprender os fundamentos de frações.
  • Professores/tutores envolvido no ensino de frações que tenham interesse em:
    • utilizar um jogo personalizável como material auxiliar para o ensino inicial de frações;
    • criar uma trilha com diferentes atividades em grau de dificuldade crescente.

Concepção


O projeto teve início em 2016 numa parceria entre os professores Leônidas de Oliveira Brandão (IME-USP) e Manuel Ibarra (EAPIIS-UNAMBA), baseado no conceito de Módulos de Aprendizado Interativa (iMA) e Six facets of Serious Game Design e segue sendo desenvolvido desde então.

Desenvolvimento


Vem sendo desenvolvido para permitir ampla gama de mini-jogos intuitivos, que possam ser empregados para facilitar a compreensão de conceitos relacionados com frações. Novos mini-jogos devem ser criados, sempre com ênfase em incentivar a cooperação e a reflexão. O iFrações é implementado de modo a facilitar sua utilização em outras linguas, atualmente está disponível em cinco idiomas: espanhol, francês, inglês, italiano e português.

Onde encontrar

O iFrações faz parte da comunidade de software livre, usando a Licença Pública Geral GNU (GPLv3), possuindo código aberto que pode ser alterado e distribuido gratuitamente. Porém solicitamos que mantenham referência à sua origem citando o LInE.

Atualmente existem duas versões do iFrações disponíveis:

Card image cap

iFrações Web

Esta versão pode ser usada no navegador livremente.

Links de desenvolvimento

Card image cap

iFrações Moodle

Esta versão pode ser integrada a um ambiente Moodle a partir do pacote iTarefa, aparecendo como um de seus Módulos de Aprendizagem Interativa (iMA).

Links de desenvolvimento